Cidades

Trecho de Niterói na Estrada da Serrinha é abandonado

Motoristas que precisam transitar diariamente pela Estrada da Serrinha, como é conhecida a RJ-102, convivem com a falta de conservação do asfalto, sinalização e iluminação. Porém, na pista sentido Itaipu — o lado da estrada administrado por Niterói, os transeuntes encontram maiores dificuldades.

Não há sinalização nem acostamento no trecho sentido Niterói. Foto: Ramon Ribeiro

A dentista Livanea Machado, moradora de Itaipuaçu há 8 anos, contou que na última semana furou o pneu quando estava indo trabalhar em Camboinhas.

"Passo pela Serra pelo menos três vezes por semana para ir trabalhar no consultório em Camboinhas, e está ficando difícil fazer essa locomoção pois o asfalto do lado de Niterói está cheio de buracos. É quase impossível desviar de todos eles, semana passada mesmo tive esse prejuízo com o pneu", destacou a dentista.

Melina Parente, também moradora do distrito de Maricá, falou sobre a insegurança no local.

"Moro em Itaipuacu desde que nasci e nunca vi a Serra no sentindo de Niterói tão abandonada. Não tem iluminação, está cheia de buracos. Tenho medo até medo de passar por la à noite", desabafou.

Os motociclistas que passam pelo local destacam que sofrem ainda mais com os efeitos do abandono na região.

“Passo pela Serra com minha esposa todos os dias de moto para trabalhar, temos muitas dificuldades no manuseio pois são muitos buracos, principalmente quando chove. Sem contar a falta de iluminação, precisamos urgente de melhorias", finalizou o engenheiro Thiago Perrut, que mora em Itaipuaçu e trabalha no Centro do Rio.

Além de ligar os dois municípios, a estrada é o único acesso ao Alto do Mourão, também conhecida como 'Pedra do Elefante', ponto mais alto do Parque Estadual da Serra da Tiririca e se localiza entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara. O local é um grande atrativo para turistas e aventureiros da região, apesar da precariedade da via.

Pedra do Elefante vista do Recanto de Itaipuaçu, em Maricá. Foto: Ibici Silva /Arquivo

Vereadores de Maricá pedem atenção de Niterói

O vereador Ricardinho Netuno (PATRI), emitiu um ofício com a assinatura de todos os vereadores da Câmara de Maricá, no dia 27 de junho pedindo atenção da Prefeitura de Niterói para a Estrada da Serrinha. Segundo ele, o município tem deixado a desejar.

"A Prefeitura de Niterói precisa entender a necessidade urgente de fazer uma intervenção aqui na Serra, colocando sinalização, olho de gato e fazendo acostamento para que os carros possam passar com mais segurança e os pedestres possam ir na Pedra do Elefante com segurança", destacou o vereador através das redes sociais.

Planos de obras

A Prefeitura de Niterói destacou que a estrada é de responsabilidade estadual, porém, cada município faz a sua conservação. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) a pasta realiza periodicamente serviços no local e disse que está prevista a colocação de lâmpadas LED, apesar de não informar um prazo.

A Seconser acrescentou que foram realizadas podas de árvores em todo o trecho da via dentro de Niterói. A Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) ressaltou que enviará uma equipe ao local para realizar uma avaliação da via.

Procurado, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-RJ) não se manifestou sobre possíveis obras no local.

< Ônibus atacado revela 'ponto de assaltantes' em Niterói Testemunhas do caso Marielle Franco prestam depoimento <